A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou a abertura de 15 mil vagas para um curso online e gratuito intitulado “Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e intervenção precoce: um guia para profissionais de saúde”. Com carga horária de 60 horas, o curso é voltado para gestores e profissionais da saúde do SUS, mas está aberto a qualquer pessoa interessada no tema, desde que tenha tempo e acesso à internet. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de agosto de 2026, oferecendo uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a primeira infância, marcos do desenvolvimento e a importância da intervenção precoce.
Esta é uma iniciativa valiosa para a capacitação de profissionais e para a conscientização geral sobre um tema crucial para a saúde e o bem-estar infantil.
A seguir, confira os detalhes sobre o curso, seus objetivos, o público-alvo e como se inscrever.
Sobre o Curso
O curso “Desenvolvimento neuropsicomotor, sinais de alerta e intervenção precoce: um guia para profissionais de saúde” é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferecendo capacitação de alta qualidade de forma totalmente gratuita e online.
– Publicidade –
Carga Horária
O curso possui uma carga horária total de 60 horas.
Temas Abordados
O conteúdo programático é abrangente e focado em aspectos essenciais do desenvolvimento infantil:
- Os primeiros mil dias de vida da criança e a importância da primeira infância.
- O Modelo de Cuidado Integral (Nurturing Care Framework).
- A importância da intervenção precoce e a janela de oportunidades para o desenvolvimento neuropsicomotor.
- Os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor típico e orientações para estimulação e intervenção precoce.
- Identificação de sinais de alerta, essenciais para crianças com condições especiais e implicações sobre o desenvolvimento, como a prematuridade e seus fatores de risco.
- Modelos de abordagem às necessidades específicas das crianças com deficiência.
- O olhar diferenciado para as aprendizagens pautadas na abordagem multi e interdisciplinar.
- O cuidado intersetorial da criança de 0 a 10 anos com atraso e/ou transtorno do desenvolvimento, centrado na criança e na família.
Público-Alvo
Embora seja prioritariamente voltado para gestores e profissionais da saúde do SUS, o curso é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse no tema, disponha de tempo para dedicação e possua acesso a um dispositivo com internet.
Inscrições
- Vagas: Estão disponíveis 15 mil vagas.
- Período de Inscrição: As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de agosto de 2026.
- Como se Inscrever: Os interessados devem acessar o site oficial da UFSC ou a plataforma de cursos da universidade para realizar a inscrição. CLIQUE AQUI
– Publicidade –