Copywriting é uma palavra de origem inglesa que significa escrever de maneira persuasiva e convincente com o foco de convecer o leitor a fazer uma ação específica. O copywriter costuma escrever com foco em uma ação de conversão ou vendas e um bom copywriting precisa utilizar gatilhos e despertar interesse no leitor. Copywriting é considerado um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia de marketing.
Deve ser encarado como a ferramenta que ajudará sua empresa a se promover. Seus clientes regulares já estão familiarizados com a qualidade dos produtos e serviços que você oferece e com a consistência de seus negócios. No entanto, a maioria das pessoas encontra ou “descobre” seu site através de termos de pesquisa ou palavras-chave inseridas em mecanismos de pesquisa.
Como o copywriting é executado? Independentemente da empresa que você tenha, da variedade de produtos e serviços que você ofereça, você deve estar atento a várias regras importantes. Embora o copywriting tenha mudado durante a última década devido à popularização da internet, algumas regras fundamentais ainda se aplicam.
Por mais simples que o copywriting possa parecer, ele deve incluir vários elementos vitais. Primeiramente, ele deve ter um título intrigante e atraente, que estimule seu visitante a explorar a página mais a fundo. Deve também conter subtítulos, onde as principais características expostas no título são reafirmadas. A parte mais significativa da copy é definitivamente o corpo do texto, em que são apresentados seus pontos principais. Ele deve ser fácil de ler, logicamente estruturado e coerente.
O conteúdo ideal de uma copy deve destacar os benefícios do produto, suas especificidades e deve apresentar claramente os motivos pelos quais seus visitantes devem comprá-lo. É preciso ter em mente que existem muitas outras pessoas, negócios e sites que podem estar vendendo produtos e serviços idênticos aos seus. Para ser bem-sucedido, você precisa se destacar na multidão.
Essa técnica é aplicada tanto em copywriting offline quanto online e, se executada profissionalmente, levará ao aumento de tráfego em seu site. Ao escrever uma carta de vendas, lembre-se de que um dos elementos mais importantes do conteúdo é a persuasão. É preciso persuadir seus visitantes, a fim de que realizem a compra com você e não com seus concorrentes. Se os princípios de persuasão, ação, desejo e motivação forem aplicados a seus textos, os resultados certamente serão positivos.
1 – Escrevendo Uma Carta de Vendas Eficaz

Você já ouviu a expressão ‘se você consegue conquistar o coração de alguém, o cérebro acompanha?’ É necessário conquistar o coração do comprador, que atualmente está cansado de ver tantos anúncios, decorrentes das inúmeras cartas de vendas de produtos ou serviços que recebem constantemente.
É necessário seguir um passo a passo para que suas cartas de vendas obtenham resultados, através de um plano estrutural que deve conquistar o coração das pessoas. Emoção é a chave para estimular a compra de qualquer coisa. Quando a emoção entra em jogo, fatos, especificações e gostos são usados para justificar a decisão tomada. Capturar a emoção do cliente é a verdadeira essência de cada sentença, frase e demais elementos de sua carta de vendas.
A promessa de ganho e o medo da perda são as duas emoções que realmente motivam as pessoas. A mais forte é o medo da perda. Títulos como “Como evitar ser processado” ou “Economize dinheiro em custas judiciais” garantirão uma boa reação a uma carta de vendas.
Necessidades humanas básicas se baseiam no medo da perda ou na promessa de ganho, que dão origem a sete ganchos emocionais. Sua carta de vendas deve abordar a maior quantidade possível dessas necessidades básicas, independentemente de qual for seu produto ou serviço.
Esses sete ganchos emocionais são:
- Liberdade
- Auto-satisfação.
- Diversão
- Popularidade
- Riqueza
- Segurança ou garantia
- Boa aparência
Usar todos esses elementos acima citados é importante. Então, como você conquista o coração de seus clientes, ou faz com que seus clientes em potencial sejam atraídos pelo seu modelo de copy?
Seja Direto: Uma motivação emocional deve ser usada para conquistar seu público.
Vamos considerar esses dois exemplos:
Ganho: Uma nova estratégia trazida da Rússia por dois empreendedores digitais revela como ganhar 10 mil por mês na internet trabalhando apenas 4 horas por dia.
Perda: Jogue fora essa oportunidade e você terá que trabalhar de empregado pelo resto de sua vida.
Utilize os principais motivadores: a promessa de ganho ou medo da perda. Eles devem estar no título para fortalecê-lo, prendendo seu leitor e fazendo com que ele tenha vontade de continuar a leitura. Tanto o título quanto a carta de vendas devem se unir, causando impacto emocional à mensagem.
Por exemplo: “Você está prestes a conhecer a melhor estratégia de marketing digital para ganhar até 10 mil reais na internet trabalhando no conforto da sua casa, se terminar de ler esse artigo”.
O corpo do texto da copy
Nossa próxima discussão será sobre o corpo do texto da copy, de modo que seus clientes atuais ou potenciais, implorem por seu produto. Você deve explorar todos os caminhos que o levem a dominar perfeitamente o discurso de vendas e a alcançar as emoções de seus clientes.
Hora dos Depoimentos
Já ouviu falar em profiling?
São as principais características que fazem com que seus clientes tenham confiança em sua empresa e em você. Isso pode ser apresentado através do compartilhamento de depoimentos positivos redigidos por clientes satisfeitos. Será ótimo se você puder obter esses depoimentos de pessoas renomadas no setor. Você também poderá exibir fotos e números de telefone dessas pessoas, caso tenha acesso, a fim de aumentar sua credibilidade.
Você poderá ainda compartilhar suas experiências, evidenciando o tempo em que está no negócio e compartilhar qualquer artigo sobre sua empresa e/ ou seus produtos que tenham sido exibidos em qualquer tipo de mídia. Esta estratégia pode ter até mais valor, já que vem de uma fonte imparcial.
Seus clientes em potencial terão total confiança em seus produtos ou serviços se você realizar essas ações para minimizar seus receios. Eles não pensarão mais em você, mas no que você pode fazer para ajudá-los a resolver seus problemas. Este é, então, o momento certo para compartilhar mais detalhes, uma vez que você já estabeleceu uma relação de confiança.
Faça Uma Oferta Irrecusável A Seus Clientes
Depois que seus clientes tiverem lido sua carta de vendas, faça uma oferta inadiável, irresistível e irrefutável a eles. Ofertas que façam com que eles sintam como se estivessem perdendo algo. Digamos que você combine três grandes ofertas, oferecendo brindes gratuitos, condições e preços irresistíveis.
Por exemplo: você oferece uma taxa de juros baixa no parcelamento para o produto e ainda com um preço de varejo (caso seja produto físico). Adicionar um benefício extra pode servir como uma segurança ou uma garantia estendida, a fim de agregar valor ao produto. Sua oferta é valorizada quando você adiciona benefícios persuasivos.
Dê uma Garantia
É preciso correr riscos, oferecendo a maior garantia possível, blindando sua oferta, fazendo com que seu leitor saiba que você tem absoluta confiança em seu produto ou serviço. Todo cliente ouve uma voz em sua cabeça que diz “você vai se arrepender de comprar isso”. Firme um compromisso final com seu cliente, validando-o com uma garantia.
Incentive os Indecisos
A mente de alguns leitores está disposta a efetuar a compra, mas eles ainda estão indecisos. Eles sabem e estão convencidos de que seu produto ou serviço pode resolver o problema deles. Eles leram a sua carta de vendas e estão convictos em relação a seu produto. Então, é hora de usar o motivador emocional – o medo da perda.
Você pode aproveitar esse receio de seu leitor e informar que, devido à excelente oferta do produto, restam apenas algumas unidades ou que a oferta é reservada apenas para os próximos 50 clientes que comprarem ou que a garantia estendida estará disponível por apenas mais alguns dias. A promessa de ganho também pode ter o mesmo efeito que o medo da perda. Outro exemplo poderia ser: compre agora e obtenha um vale-compras no valor de R$50,00.
CTA – Call to Action
Use palavras simples, seja o mais claro possível (use o princípio KISS – ‘keep it simple stupid’). Seus leitores são bombardeados por mensagens todos os dias, mas eles precisam confiar em seu produto. Cada produto tem um procedimento de compra específico e você e sua equipe têm consciência daquilo que seus leitores precisam saber.
Seja claro quanto ao processo de compra, seja ele através de uma ligação telefônica ou do preenchimento de um formulário, ou envio por e-mail. Mantenha-os informados sobre cada etapa. Faça com que eles tenham uma ideia clara do que estão comprando.
Técnica de Vendas ABC (Always Be Closing)
Ao espalhar sua call to action (Chamada para ação) pela carta de vendas, sigam o conselho de vendas do personagem de Alec Baldwin no filme Sucesso a Qualquer Preço, em que ele utiliza a expressão “ABC – always be closing”, ou seja, uma técnica que defende que todas as atitudes de um vendedor devem estar voltadas ao fechamento da venda.
Partindo desse princípio, sugere-se colocar outra call to action ao final da carta, para que se lembrem de fazer a compra ou, caso já estejam fechando a compra, para que sejam informados sobre como devem proceder a seguir.
Use Observações Finais
Você acha que ninguém lê as Observações Finais? Você está enganado. Observações ou considerações finais são a terceira parte mais lida da carta após o título e as legendas das fotos. As observações finais devem ser breves e convincentes, tendo como base os principais motivadores de perda e ganho, estabelecendo um senso de urgência e agregando valor. Elas são usadas como uma forma de reiterar sua oferta irresistível para seus leitores. Os melhores redatores fazem uso dessa estratégia em suas cartas.
Use o Formulário de Compra de Forma Clara e Precisa
Aquela voz na cabeça de cada cliente ganha vida novamente quando chegam à etapa do preenchimento do formulário de compra (checkout). Algumas das melhores vendas são realizadas ou perdidas nessa etapa. Essa voz pode dizer “Vá em frente”, “Você vai se arrepender disso” ou “Você tem certeza do que está fazendo?”. Isto pode ser identificado como Remorso, no caso de um comprador mais cauteloso. Use, portanto, os principais motivadores uma última vez (ganho e perda); seja sucinto, imperativo e convincente, assim como os argumentos persuasivos que você usou anteriormente.
2 – O Poder das Palavras e Seus Segredos Ocultos
Este capítulo é muito importante. Utilizamos certos códigos para nos comunicar com nossos cliente regulares ou em potencial, uma vez que esse é comprovadamente o melhor método de comunicação.
A diferença entre um vendedor e um ‘tele vendedor’ é a capacidade de um vendedor estar presente fisicamente, avaliando o tom da resposta pessoalmente, através dos sinais exibidos pelo cliente em potencial. Por meio de expressões faciais e de linguagem corporal, um vendedor profissional saberá imediatamente se está passando uma mensagem com sucesso. Isto pode ser verificado a partir de acenos positivos com a cabeça, juntamente com um sorriso e um brilho nos olhos, demonstrando apreço.
Ao contrário do vendedor, um tele vendedor só pode avaliar suas vendas a partir das respostas do cliente em potencial aos seus questionamentos. A pessoa de televendas tenta imaginar a expressão facial de seus clientes em potencial enquanto conversa com eles. A conclusão final será baseada no tom de voz apresentado pelas duas partes.
Clientes em potencial têm vantagem em relação a um comerciante online, pois estes não podem ser vistos nem ouvidos. A única ferramenta que pode ser utilizada no caso desse discurso de vendas é a escrita. Dessa forma, para conseguir converter um cliente em potencial, a forma como as palavras são utilizadas é a maneira de garantir que o marketing offline e online seja bem-sucedido.
Independentemente do formato, seja através de anúncios por mala direta ou carta de vendas, as palavras devem passar uma mensagem que entre diretamente na mente do cliente em potencial. Para isso, é preciso garantir que os clientes em potencial leiam a sua mensagem.
Seu “olá”, “ei”, “preste atenção”, que atuam como uma introdução em seu título, determinarão se seu discurso de vendas será lido. Seu título precisa prender a atenção do cliente em potencial, caso contrário ele não terá interesse em ler sua mensagem.
Já reparou nos “subtítulos”?
Subtítulos são incorporados para manter o interesse do cliente em potencial ao longo da copy, a fim de que este cliente tenha vontade de ler toda a mensagem. Os subtítulos são tão convincentes quanto o título. Não deixe que seus títulos destruam sua mensagem de vendas.
E o corpo do texto da copy? Aqui, você exibe seus talentos e habilidades de copywriting. Você deve usar todo o seu conhecimento e todas as oportunidades do idioma para explicar e descrever melhor os recursos e benefícios do produto ou serviço que você oferece. Seu idioma possui todos os adjetivos necessários para sua redação, então use-os adequadamente.
Para criar uma copy atraente, você deve ter em mente a palavra “sentidos”. Baseie-se em nossos sentidos de ver, cheirar, saborear, tocar e ouvir, em atitudes do dia a dia. Nós confiamos em nossos sentidos, uma vez que eles representam os mecanismos de sobrevivência humana – assim como qualquer outro mamífero também confiaria.
Ao usar palavras baseadas em sentidos com palavras geradas por emoções, você consegue se conectar ao máximo com seu cliente em potencial, estimulando certos tipos de respostas. É uma habilidade que todo comerciante, offline e online, deve dominar a fim de maximizar o lucro, convertendo palavras em capital.
Conquistar sucesso no negócio vai além de escrever uma excelente copy de vendas com grande apelo emocional, mas é preciso reconhecer sua importância e dar seu devido valor.O poder secreto das palavras nunca deve ser subestimado.
Atraia Seus Clientes Em Potencial Com Uma Excelente Copy de Vendas
O sucesso de uma copy depende da quantidade e da qualidade de seus detalhes, seja ela uma copy curta ou longa. Não significa, portanto, que mais palavras gerem melhores vendas. Há dicas a serem seguidas a fim de criar uma carta de vendas bem-sucedida; ela deve possuir uma estrutura precisa a fim de manter o leitor interessado do início ao fim.
- Use um título imponente: Desde o início, prenda a atenção do leitor para que ele continue lendo. Isso também pode ser obtido colocando os principais benefícios de seu produto em uma frase curta.
- Use subtítulos para provocar interesse: Explique as vantagens existentes em seu produto e provoque o interesse do seu leitor em uma ou duas frases curtas apenas. Especifique as condições de sua oferta, caso você esteja oferecendo uma promoção limitada.
- Liste as vantagens do seu produto: Todo leitor precisa ter boas razões para comprar seu produto. Pense no que o cliente deseja, mas esses motivos não devem ter nada a ver com as funcionalidades do seu produto. Por exemplo, se você está vendendo casas de veraneio, você pode anunciar algo como…
“Economize seu dinheiro e aproveite o sol do Mediterrâneo em suas férias de verão. Se você quiser aproveitar o conforto de um apartamento de luxo, você precisa ler essa carta importantíssima”.
- Descreva o diferencial de sua proposição de vendas: Aqui, você deve mencionar o diferencial de sua proposição de vendas em duas ou três frases, a fim de especificar os benefícios que diferenciam seu produto de todos os outros, e depois informar ao seu leitor que todos os detalhes serão apresentados ao longo da carta de vendas.
- Estabeleça sua credibilidade: Credibilidade é a coisa mais importante a ser vendida na internet. Antes que seu leitor compre qualquer coisa que você ofereça, ele terá que confiar em você. Destaque três razões pelas quais eles devem acreditar em você.
Demonstre verdade naquilo que você está dizendo.
- Descreva os benefícios e recursos do seu produto: Explique como o problema do seu leitor será resolvido ou como a vida dele/dela ficará melhor com seu produto. Quanto mais detalhes você fornecer, mais convincente você será.
- Dê mais detalhes sobre o seu produto: Nesta etapa, você esclarece ao seu leitor todos os detalhes sobre seu produto. Escreva tudo o que for necessário, usando todo o espaço possível.
- Mostre os depoimentos de seus clientes: Você precisa continuar a comprovar sua credibilidade. Mostre os depoimentos de seus clientes que já desfrutaram de seu produto.
- Em vez de utilizar comentários gerais, mencione o que seus clientes gostam em seu produto. Você pode utilizar pelo menos cinco depoimentos.
- Livre-se da concorrência: Você pode se livrar da concorrência revelando ao seu leitor as informações que diferenciam seu produto dos outros. Mostre os elementos que o tornam superior ao de seus concorrentes.
- Agregue valor continuamente: Informe a seus leitores que sua oferta agrega tanto valor que eles não podem recusá-la. Uma maneira de fazer isso é comparando o valor da oferta ao valor normal do produto.
- Faça um resumo de tudo o que seu cliente receberá: Informe seus leitores sobre tudo o que eles receberão de você.
- Fale sobre o preço do seu produto: Mostre o preço de venda e o preço normal do produto. Risque o preço normal e apresente o preço da oferta logo abaixo.
- Destaque os bônus oferecidos em seus produtos: Se você tem algo extra a oferecer, divulgue. Isso também agrega valor ao seu produto. É importante informá-los sobre isso para que eles possam agir rapidamente, pois os bônus só ficarão disponíveis por um curto período de tempo.
- Apresente uma garantia forte: “Dinheiro de volta” é a garantia mais forte que você pode oferecer. Suas vendas aumentam quando você oferece ao seu leitor uma garantia em relação a seu produto, passando-lhe mais confiança. Com esta estratégia de garantia, seus resultados duplicarão.
- Enfatize sua garantia: Elimine qualquer tipo de risco, concluindo sua copy de vendas com algo como:
“Você sabe que esse produto é para você, mas você não precisa se decidir agora. Dê uma chance e experimente-o. Se ele não fizer tudo isso que estou garantindo, se o seu negócio não crescer, se sua vida não melhorar ou se você não achá-lo ótimo, me avise e eu garanto que você terá cada centavo do seu dinheiro de volta! Você tem tudo a ganhar e nada a perder”.
- Informe-os sobre como eles devem solicitar seu produto: Forneça diretrizes detalhadas sobre como seu cliente em potencial poderá realizar o pedido.
- Insira sua assinatura: Certifique-se de que a carta seja assinada usando seu nome completo e cargo.
- Conclua com um “P.S.”: Destaque os pontos principais de sua carta nesta parte. Sua copy deve ser muito agradável, tanto em relação ao design quanto ao formato, para que o leitor tenha interesse em ler. Enfatize os pontos mais relevantes para que sua carta possa ser lida em um ou dois minutos.
3 – O Copywriting Adequado Para Seo
A maior parte do tráfego online vem principalmente dos mecanismos de busca, e os dois principais elementos que influenciam o seu posicionamento nos vários mecanismos de busca existentes são as palavras-chave e os links para seu site.
Seus inbound links demonstram a importância de sua identificação, enquanto suas palavras-chave permitem que os mecanismos de busca entrem em ação. A forma como essas duas ferramentas são usadas em conjunto é de suma importância e esses mecanismos de busca são muito úteis para mostrar termos relevantes.
Você pode obter informações sobre como adicionar conjuntos de palavras-chave a suas meta tags HTML. Essas tags atuam como sinalizadores, pois é assim que elas são vistas pelos mecanismos de busca, verificando primeiro suas tags e depois sua copy de vendas. Se suas palavras-chave não estiverem alinhadas tanto nas tags como na copy de vendas, seu site não será catalogado. Os mecanismos de pesquisa também revelam com que frequência determinados conjuntos de palavras-chave são acionados em sua página.
Simplificando, se você incrementar seu site com suas palavras-chave primárias, você se tornará visível nos resultados dos mecanismos de busca quando um cliente em potencial fizer uma pesquisa usando essas palavras-chave. Você não comprometerá a leiturabilidade se escrever uma carta de vendas cheia de palavras-chave.
A leiturabilidade de seu site é muito importante para seus visitantes. Afinal, é o leitor que acabará se tornando seu cliente e comprará seus serviços ou produtos eventualmente, e não os mecanismos de busca. Você será capaz de garantir que sua copy de vendas esteja adequada aos mecanismos de pesquisa e aos visitantes se seguir as seguintes diretrizes:
- Categorização de páginas: Antes de escrever, faça um plano estruturado em seu website e tente organizar seus artigos na ordem de seus principais benefícios. Segmente suas categorias, por exemplo, “Computadores” em páginas para “PCs e Macs” e divida-as em Desktops, Notebooks, etc.
Com isso, você terá a oportunidade de integrar conjuntos de palavras-chave precisas na duplicata, cobrindo assim seu mercado-alvo. Faça com que todas as suas páginas apresentem seus pontos ou benefícios principais.
- Estude as palavras-chave que seus clientes estão pesquisando: insira as principais ofertas, benefícios e pontos principais de cada página nos mecanismos de busca, além de pesquisar algumas palavras que seus clientes normalmente usam quando fazem pesquisas.
- Você pode se inscrever no www.wordtracker.com por cerca de US$ 10 para obter atualizações diárias e explicações referentes aos resultados do WordTracker.
- Evite usar palavras curtas, use palavras-chave de calda longa: A principal razão para isso é que palavras curtas têm muita concorrência. Não é aconselhável escolher a palavra “computadores” se você for um vendedor de computadores.
Você pode confirmar isso no Google digitando a palavra “computador” para entender o motivo. Outra razão para evitar o uso de palavras-chave curta é que foi revelado a partir de pesquisas que os computadores estão se tornando mais refinados em sua busca, filtrando mais rápido o que você está procurando.
Você precisa, então, se perguntar qual é o diferencial do seu negócio. Digamos que você coloque à venda computadores baratos usados; você poderá então usar “computadores baratos de segunda mão” como seu principal conjunto de palavras-chave.
Com isso, você aumenta as chances de ser rankeado e exibido em outras pesquisas. Isso significa que a maior parte dos visitantes de seu site será formada principalmente por aqueles que procuram computadores usados.
O resultado do WordTrackers ajudará a decidir o conjunto de palavras mais adequado.
- Selecione apenas os conjuntos de palavras-chaves mais relevantes: Por exemplo, você pode usar algo como “Macs baratos de segunda mão” para páginas de Macs e “PCs baratos de segunda mão” para páginas de PC etc. Mantenha o foco nos conjuntos de palavras-chave específicos de cada página e evite inclui-los em todas as páginas.
- Tente ser específico: Você pode usar “nossos PCs usados de baixo custo” ou “nossos Macs usados de baixo custo” em vez de usar “Nossos computadores”. Evite usar a expressão “nossos computadores”. É necessário manter um equilíbrio para não afetar a leiturabilidade negativamente.
Como você sabe, seu site deve revelar sua superioridade, portanto ele não deve ser de difícil compreensão, pois as pessoas poderão ficar confusas.
- Ao usar links, inclua conjuntos de palavras-chave: É uma ótima ideia conectar suas páginas usando textos âncora. Não coloque conjuntos de palavras-chave em todas as páginas. Ao fazer isso, os mecanismos de pesquisa buscam seu site e páginas relacionadas.
É aconselhável incluir sinônimos se o conjunto de palavras-chave for um texto âncora. Um exemplo seria incluir a palavra “barato” abaixo do texto âncora contendo a frase “Macs ou PCs usados de baixo custo”.
- Inclua conjuntos de palavras-chave em seus títulos: Os títulos desempenham um importante papel tanto em relação a como os mecanismos de pesquisa posicionarão seu site, como em relação à forma como os clientes verão seu site.
Os mecanismos de pesquisa e os clientes veem seus títulos da mesma forma. Por isso, inclua seus principais conjuntos de palavras-chave em seus títulos. Você pode incluir títulos extras para melhorar a leiturabilidade de seu site, pois isso ajudará seus clientes a lerem mais rápido.
- Analise a densidade de seus conjuntos de palavras-chave: Analise sua copy do início ao fim, examinando a densidade através de um verificador de densidade para saber a repercussão inicial de sua copy. Você pode verificar isso em https://kwfinder.com/, digite seu domínio e palavras-chave a serem analisadas.
O resultado mostrará um percentual para todas as partes importantes da página incluindo copy, meta description, título, meta keywords, etc. Quanto maior a densidade, melhor. Geralmente, é considerado um bom resultado obter pelo menos 3-5%. Você pode precisar rever sua análise se tiver obtido menos que isso.
Lembre-se sempre de não exagerar nas palavras-chave e siga as orientações para elaborar uma útil copy de vendas otimizada para SEO. Sem uma assessoria especializada, não é fácil alinhar a copy escrita para os clientes com a copy escrita para os mecanismos de pesquisa, pois isso pode ser um pouco trabalhoso.
Você deve buscar um copywriter especialista em SEO para aperfeiçoar seus principais conjuntos de palavras-chave sem nenhum custo adicional, se você já tiver realizado a análise das palavras-chave. Siga sempre as diretrizes.
O Que é SEO Copywriting?
Minhas frustrações vêm de pessoas que não entendem SEO copywriting. SEO copywriting vai além de mecanismos de busca como sugerem a maioria das conversas, artigos e postagens, que focam apenas em tópicos como limites permitidos, densidade de palavras-chave, otimização excessiva.
Copywriting faz parte do SEO copywriting.
A primeira coisa a considerar é o público-alvo (potenciais clientes / visitantes), pois a copy promocional que você está escrevendo deve fazer com que o leitor realize uma ação. Sua copy de vendas será rankeada com base nos elementos projetados – que é a última coisa a ser feita.
A principal razão pela qual você deve focar primeiro em seu visitante humano ao escrever uma carta de vendas otimizada para SEO é que ela não terá nenhuma utilidade se ela não conseguir converter seus visitantes em compradores com todo o tráfego que ela tiver gerado.
Por causa de certos conceitos absurdos, SEO copywriting não está recebendo uma boa fama, o que é ruim para os comerciantes digitais. Assim, para garantir a boa reputação dos mecanismos de busca ao realizar copywriting, aqui estão algumas diretrizes para lembrar que a SEO Copy é única, proposital e escrita para os visitantes.
Mas primeiro, lembre-se que a SEO Copy não é escrita exclusivamente visando os mecanismos de busca, de forma rígida (excessivamente forçada) e repetida (modificada ou ajustada para criar novas páginas, alterando apenas os conjuntos de palavras-chave).
Dicas Úteis Sobre SEO Copywriting
É recomendável fazer o seguinte ao escrever uma SEO Copy:
- Decida a melhor forma de transmitir essa mensagem ao seu público-alvo ou clientes.
- Entenda quem é seu público-alvo (para quem você está escrevendo).
- Elabore um plano referente à mensagem que você deseja transmitir.
- Defina qual será o foco da página.
- Escolha que conjuntos de palavras-chave serão incorporados à copy.
- Encaixe conjuntos de palavras-chave à medida que você escreve e não após ter escrito tudo, para que elas sejam incorporadas naturalmente à mensagem.
Assegure-se de que esses conjuntos de palavras-chave funcionem bem tanto na copy como na página.
Evite o seguinte ao escrever seu SEO Copywriting SEO:
- Inserir uma copy simplesmente para agradar o mecanismo de busca.
- Elaborar um plano com o único objetivo de ser bem rankeado.
- Substituir “cada” termo genérico isoladamente (carro) por um conjunto de palavras-chave de calda longa (carro vermelho conversível).
- Inserir conjuntos de palavras-chave em todos os lugares possíveis (Isso é totalmente ridículo, mas não fará com que você seja banido).
- Depender de indicadores e fórmulas de densidade de palavras-chave inúteis.
Lembre-se, SEO Copywriting é um processo de escrever copys exclusivamente voltado para os visitantes, e não para os mecanismos de busca, ao mesmo tempo que inclui elementos que visam auxiliar seus visitantes e mecanismos de busca a compreender melhor a sua página. A SEO Copy só é válida se você valorizar quem realmente importa para seu site (seus clientes) e focar neles.
4 – Perguntas Que Você Deve Ter Em Mente ao Realizar Copywriting
Digamos que alguém esteja vendendo um carro. Se a aparência da loja não passa uma boa impressão aos clientes, ninguém vai querer comprar aqueles carros. Você deve garantir que sua carta de vendas desperte o interesse de seus visitantes em relação ao seu produto, a fim de que eles possam responder a essas cinco perguntas básicas:
- Como isso melhorará minha vida? É neste estágio que você precisa entender os apelos emocionais que atraem seus clientes em potencial. Eles querem se tornar mais ricos, mais bonitos, mais populares, mais magros, mais inteligentes ou querem economizar dinheiro, esforço ou tempo?
Para lucrar com isso, atraia seus clientes após realizar pesquisas referentes a seu nicho de mercado, descobrindo como conquistá-los de forma emocional, pois isso aumentará suas vendas imediatamente.
- O que isso trará para minha vida? A regra número um de vendas ainda se refere ao fato de que as pessoas só compram algo por um motivo: alcançar os resultados desejados a partir de um produto (o que eles ganharão com isso?).
Você deve prender a atenção deles rapidamente, desde o título. Seu título deve apresentar instantaneamente a seus visitantes o que eles ganharão com seu produto.
- O que acontecerá se eu disser não? Seus clientes não podem dizer “não”, isso é óbvio. Lembre-os dos problemas que estão tendo, das frustrações, de quanto dinheiro eles perderam ou quão tristes suas vidas estão atualmente, e faça com que eles estejam cientes de como eles podem mudar tudo isso completamente; para isso, basta realizar um pequeno investimento em seu produto.
- Por que eu deveria confiar em você? Quando se trata de pegar suas carteiras a fim de comprar um determinado produto, as pessoas se tornam descrentes. Você deve esclarecer as dúvidas de seus clientes através de depoimentos
- positivos de seus clientes anteriores, enfatizando os benefícios de seu produto.
Explore fóruns relacionados ao seu nicho, caso você não tenha depoimentos para o seu produto, e ofereça uma cópia de seu produto em troca de um depoimento. Você provavelmente receberá um ótimo retorno em pouco tempo.
- Vou ter que ficar com seu produto? É aqui que você fecha o negócio, oferecendo 100% de satisfação garantida se comprarem o produto imediatamente.
Pesquisas garantem que 70% das pessoas que compram um produto não solicitam devolução, então, o mais importante é fazer com que seus cliente comprem, a menos, é claro, que eles já tenham visto algo semelhante antes, ou que já tenham decidido que irão apenas “pegar emprestado” para testar.
Você não apenas obterá uma enorme vantagem sobre sua concorrência ao seguir todas essas dicas, mas também permitirá que seus clientes em potencial saibam, através de sua carta de vendas, que você se preocupa com seus problemas e tem a solução necessária para resolvê-los.
Como Se Aperfeiçoar Como Copywriter
A maioria de nós tem o privilégio de poder adquirir o conhecimento utilizado pelos copywriters para comunicar mensagens de forma mais objetiva e potente. Essas nove diretrizes serão muito úteis quando você for escrever sua próxima página de vendas online, brochura ou carta, mas evite usá-las como um tutorial:
- Posicione o item mais longo no final: Quando você começa pelo mais fácil e vai para o mais difícil, o entendimento fica menos confuso e o final da frase se torna mais relevante.
- Evite os verbos “ser” e “estar”: Não use esses verbos, pois eles só ocupam espaço e afirmam a existência de algo. Prefira utilizar a frase “vamos executar o novo programa em nosso escritório em São Paulo”, em vez de “nós estaremos executando o novo programa em nosso escritório em São Paulo”.
- Ser mais específico o torna mais confiável: Não use palavras como ‘inúmeros’, ‘aproximadamente’, ‘muitos’, ‘quase’ e outros modificadores que podem ser prejudiciais, a menos que você precise, por razões legais, com base em testes, pesquisas, resultados etc. Utilizar termos mais específicos demonstra aos seus leitores que você sabe o que seu produto é capaz de fazer.
- Modifique o complemento: Certifique-se de que seus modificadores sejam aplicados à oração pertinente (oração complementar). Você vai evitar esse tipo de gafe: “eu bati em um caminhão parado, vindo da direção oposta (o caminhão não estava vindo da direção oposta; ele estava parado).
Você será mais coerente se disser ao juiz “eu estava vindo na direção contrária e colidi com um caminhão parado”. Você pagará pelo seu ato mesmo assim, mas é melhor utilizar a oração sempre da forma mais pertinente possível.
- Suas frases são muito longas? Você não precisa usar frases muito longas, que parecem não ter fim apenas pelo fato de estar dando informações técnicas ou complexas. Não continue a frase indefinidamente. Fragmente-a em partes. Vejamos esse exemplo: “Os raios laser têm muitas características que os diferenciam do feixe de luz normal.
Eles são produzidos quando os átomos emitem energia na forma de ondas eletromagnéticas”, em vez de dizer “Raios laser, que possuem muitas propriedades que os distinguem da luminosidade normal, que por sua vez resulta da emissão de energia na forma de ondas eletromagnéticas.” Está entendendo o que eu quero dizer?
- Evite dupla linguagem, use apenas um verbo: Alguns verbos muitas vezes podem ocupar o lugar de dois verbos similares. Prefira usar “O computador estava funcionando de forma eficiente” em vez de “O computador estava funcionando e operando sem problemas”; seja direto: “A gasolina dele acabou” em vez de “A gasolina acabou e ele ficou sem combustível”.
- Use frases de tamanhos diferentes: Frases do mesmo tamanho podem ser entediantes, então comece com uma frase curta ou pelo menos média, depois vá para uma média, longa, curta, ou qualquer que seja a estrutura mais conveniente. Utilizar frases idênticas em tamanho dá uma sensação artificial.
- Evite dizer o óbvio: O uso de redundâncias impede que a escrita seja clara. Frases como “totalmente acabado”, “prever antecipadamente” ou “elementos essenciais vitais” não são relevantes e enlouquecem seus leitores.
O mesmo acontece ao unir dois ou mais sinônimos como “ações e comportamentos” ou “pensamentos e ideias”; isso apenas reforça uma palavra com um sinônimo desnecessário, podendo deixar os leitores confusos.
- Seja breve: Por que usar uma frase de quatro a cinco palavras quando uma frase de uma a duas palavras comunica melhor sem perder seu significado.
Palavras como “desde” ou “porque” devem substituir afirmações como “tendo em vista o fato de que”. Isso também é importante porque economiza palavras, principalmente quando você está pagando por um espaço de destaque para anunciar em uma mídia conceituada.
Siga estas regras simples da próxima vez em que você estiver lidando com mala direta, carta de vendas ou página da Web, pois elas o ajudarão a comunicar sua mensagem com mais clareza e aumentarão seu poder de venda. Use as vinte e seis letras do alfabeto da língua portuguesa sabiamente. Lembre-se disso sempre.
5 – Escolhendo o Copywriting Adequado

Então, como você pode ter certeza que está escolhendo o melhor copywriter para o trabalho? Escolher seu copywriter pode ser uma loteria, a menos que você saiba exatamente o que está procurando.
A verdade é que copywriters variam de fracos a excelentes. Assim como em qualquer outra profissão, existem os menos capacitados, os jovens impostores, os desonestos e aqueles com elevado potencial. Como você poderá saber se um copywriter é o ideal para o seu projeto?
Você concordará comigo que pesquisa é a solução. É melhor investigar a fundo antes de escolher o primeiro que apareça. O copywriter é alguém que deve fazer mais do que apenas escrever. Lembre-se que a curiosidade é o maior trunfo de um copywriter.
Copywriters são fascinados pela natureza humana, querendo sempre saber os detalhes de tudo, sabendo como capitalizar motivações e entrar na cabeça do consumidor. Um bom copywriter irá fazer uma grande pesquisa sobre seu mercado, e depois fará uma análise a partir da visão do seu cliente. É a curiosidade deles – não a forma como lidam com as palavras – que os fazem ver seu negócio a partir de uma perspectiva diferente.
A curiosidade é a chave para a persuasão, qualquer que seja o seu projeto. Este é a primeira qualidade que um copywriter deve ter e a persuasão é o motivo pelo qual copywriters existem, antes de mais nada. Dessa forma, seu copywriter precisa ser bom com as palavras e deve possuir também o fator curiosidade. Mas você precisará afunilar ainda mais o processo de escolha daquele ao qual você confiará seu projeto.
Quando você estiver avaliando um candidato, tente se fazer algumas dessas perguntas:
- Quem está conduzindo a conversa? Ele está ouvindo você ou falando sobre si mesmo?
- Ele escreve com paixão? Mesmo sobre o produto mais sem graça? Sobre qualquer coisa? Contrate-o imediatamente se reparar que ele se empolga mesmo quando o assunto é válvula de engrenagem.
- Quão rápido ele compreendeu seu negócio? Não apenas seus produtos, mas também seu mercado?
- Ele já trabalhou nesse setor e nesse tipo de mídia que você escolheu? Caso não tenha trabalhado, seus projetos anteriores demonstram que ele tem um entendimento sobre seu mercado?
Você saberá que fez a escolha certa se o copywriter pedir feedback. Copywriters profissionais crescem em sua profissão através de críticas construtivas – é a forma de saberem se estão indo na direção certa. Eles terão uma mente aberta e prestarão atenção a todos os pontos de vista, mas isso não significa que eles irão adotar e concordar com todas as alterações que você fizer.
No entanto, quando você oferece um feedback, deve vê-lo como uma via de mão dupla. Bons copywriters percebem por que seu marketing atual não está funcionando e você poderá ter que deixar de lado algumas ideias preconcebidas que você tinha. Eles não vão se esquivar de dizer a verdade.
Essas pequenas medidas farão com que você não contrate a pessoa errada. No entanto, isso não lhe dá garantias totais – a criatividade, por sua própria natureza, apresenta um fator de incerteza. Mas se contratar um copywriter é de fato uma loteria, você está muito perto de ganhar o prêmio.
Quais são as melhores dicas para encontrar um serviço de copywriting?
O primeiro lugar em que você irá procurar um copywriter profissional será em um mecanismo de pesquisa como o Google, se você pensar como a maioria das pessoas – o que é uma jogada inteligente. O site de seu copywriter é o melhor indício do tipo de serviço que ele lhe oferece.
Fique Atento Ao Seguinte:
Depoimentos de clientes: Depoimentos são uma das engrenagens de vendas mais poderosas, e qualquer copywriter capaz sabe que eles devem estar presentes nas copys para converter visitantes em compradores. Se ele não souber disso, ele não é um bom copywriter. Então, se esse for o caso, desista dele e parta para outro.
É presumível que um copywriter profissional use depoimentos em seu próprio site também. Procure a sessão referente a “avaliações de clientes” ou “depoimentos”. Caso você não encontre essa sessão, você poderá imaginar o motivo.
Custos: Alguns copywriters preferem fornecer cotações apenas quando solicitados, enquanto outros já apresentam seus custos antecipadamente. No entanto, faça sempre um levantamento com outros copywriters. Afinal de contas, lembre-se de que você não compra o primeiro carro ou casa que você encontra em seu caminho.
Você também não deve se contentar com o primeiro copywriter que encontrar. Não cometa o erro de supor que a cotação mais baixa será definitivamente a melhor. Evite empresas que vendam artigos a preço de banana. O que acontece é que essas empresas tendem a empregar redatores amadores, muitos dos quais não têm um bom conhecimento da língua. Lembre-se, se uma cotação parece ser boa demais para ser verdade, pode haver algum problema. Pergunte-se por que estão cobrando tão pouco pelo trabalho.
Portfólio: Nenhum copywriter que se preze irá esperar que você o contrate sem antes apreciar alguns de seus trabalhos. Vá ao site do copywriter e analise seu portfólio, afinal, esse é o seu cartão de visitas. Ele é fundamental para que consigam projetos.
Como é a copy dele? Ela deve ser nítida, clara e fácil de entender. Após realizar a leitura da copy, ela deve fazer com que você queira realizar alguma ação, seja se cadastrar à mailing list, fazer uma compra ou apenas continuar lendo. Se o portfólio do copywriter não fizer com que você acredite que seu trabalho vale a pena, nada mais fará.
Lista de clientes ou currículo: Nenhuma qualificação específica é exigida para que um copywriter inicie nesta carreira. Alguns copywriters são totalmente autodidatas, tendo aprendido seu ofício do zero, enquanto outros têm diplomas em Letras ou Jornalismo. Ao invés de perguntar ao copywriter sobre sua formação, pergunte sobre sua experiência. O que eles fizeram para outros clientes? Para quem eles trabalharam no passado? As respostas destas perguntas informarão se o copywriter é suficientemente capacitado para trabalhar em seu projeto.
6 – O Que é Necessário Para Um Copywriting Ser Bem Sucedido
O conteúdo de seu website deve ser atraente, interessante e cativante, independentemente do produto ou serviço que você oferece, já que vivemos em mundo competitivo e em constante transformação. O objetivo do processo de copywriting online é criar uma copy que apresente um conteúdo bem-escrito. Copywriters devem ser capazes de elaborar e redigir copys que atraiam a atenção de mecanismos de busca e aumentem o tráfego de seu website, mas isso não é suficiente. É preciso prestar atenção à forma como o texto deve ser apresentado em seu site.
Muitos copywriters, que escrevem para empresas online e offline, cometem o erro de redigir uma copy dirigida a todos os clientes, de uma só vez. No entanto, é preciso ter em mente que, para que um conteúdo seja realmente eficaz, ele deve ser dirigido a cada cliente individualmente, e não a um grupo de pessoas. A frase “nossos serviços são acessíveis a todos os nossos clientes” soa mais fraca do que a frase “você verá que nossos serviços são acessíveis”. Nesse último exemplo, você está se concentrando na singularidade de seu cliente; você está se comunicando com ele e dirigindo-se diretamente a ele.
Certamente, seu negócio fornece serviços para inúmeros clientes; mesmo assim, você deve manter contato direto e individual com cada pessoa. Essa é uma das estratégias mais eficazes no processo de copywriting para web. Independentemente do que você escreva – seja uma carta de vendas ou um anúncio, uma copy otimizada para SEO ou um panfleto, esse princípio simples de comunicação individual e direta deve sempre ser mantido. Caso contrário, o conteúdo de sua copy perderá um pouco de flexibilidade.
Ao escrever uma copy para web, tente manter um estilo simples e fácil de ler e, ao mesmo tempo, utilize uma abordagem individual. Além disso, seu conteúdo deve ser elaborado a fim de atingir um determinado público alvo; é por tal motivo que é fundamental combinar o processo de redação da copy à pesquisa de marketing, permitindo que você identifique seus clientes em potencial e redija um conteúdo que atenda aos seus desejos e expectativas.
Não perca seu tempo, energia e habilidades escrevendo um conteúdo ruim e pobre. Lembre-se que mesmo pequenos detalhes podem prejudicar a eficiência de seu conteúdo; não deixe que isso aconteça.
Títulos que Farão Com Que Seu Copywriting Seja Bem-Sucedido ou Um Fracasso
“AUMENTE SEUS LUCROS em R$ 1.000,00 ou mais em menos de dois minutos através de uma técnica GRATUITA!”
Esse título chamou sua atenção? Você está ansioso para descobrir mais sobre essa incrível técnica gratuita?
A razão para isso está no próprio título!
Assim como você foi capturado pelo título, seus clientes também poderão ser atraídos por ele. Se o título não chama a atenção do leitor, seu cliente pode desistir de continuar lendo logo na segunda frase. Imediatamente, eles partem para a oferta do seu concorrente.
Quando você apresenta um título forte, é improvável que você perca um visitante, pois ele irá querer saber mais. Quanto mais pessoas pararem para ler, mais vendas e lucros você obterá.
Se você escrever títulos interessantes utilizando as técnicas a seguir, em apenas alguns minutos você poderá estar ganhando dinheiro. Quanto mais você se aperfeiçoar, mais riqueza você poderá desfrutar.
Seja Sempre Específico: Evite mal-entendidos. Use cifras e números, pois eles atraem a atenção do leitor. Há grandes chances de seu concorrente estar vendendo um produto semelhante para seu público-alvo. Você precisa estar à frente de seus concorrentes, e uma das maneiras de fazer isso é informando a seus clientes o que eles têm a ganhar ou a perder logo de cara.
No exemplo acima, o valor estimado de “R$ 1.000,00” em lucros foi exibido; não foi apenas informado que seus lucros aumentariam. Ao acrescentar essa simples informação, seu título passou a ser mais atrativo.
Ignoramos milhares de mensagens que vemos diariamente por que elas não revelam detalhes como quantias ou períodos de tempo específicos.
Por outro lado, é difícil ignorar um título que menciona como ganhar R$ 1.000,00 em menos de dois minutos (esse título demonstra que expor mais detalhes é sempre uma ótima técnica a ser usada).
A partir de hoje, comece a estimular a curiosidade de seus clientes através de seus títulos, deixando de lado as promessas indefinidas que a maioria das pessoas oferece. Encha seus títulos de cifras e fatos.
Escolha bem suas palavras: Escolha frases positivas em vez de negativas. Os títulos devem sempre ser positivos e estimulantes. Opte por um título alegre, positivo e cheio de inspiração para que os visitantes queiram continuar lendo até a última linha.
Eles ficarão animados e ansiosos para continuar a leitura. Preste atenção nos verbos, escolhendo-os meticulosamente. Como suas ações estão sendo descritas? É possível retratar a mesma ação de outra maneira? Que palavras atraentes podem ser usadas?
Por exemplo, você poderia descrever a ação de não ir ao supermercado e decidir ficar em casa de duas maneiras: “não vou ao mercado hoje” ou “vou ficar em casa para assistir ao jogo”.
A última frase “ficar em casa para assistir ao jogo” é mais apropriada para um título, pois envolve um ato positivo (ficar) e um resultado positivo (para assistir ao jogo). Por outro lado, “não vou ao mercado” envolve um ato negativo (não vou) e um resultado negativo (ao mercado).
Quando o título é chato e negativo, o leitor não ficará interessado e isso certamente fará com que ele saia de sua página e vá para outro lugar.
Quanto mais informações relevantes, melhor!
Dê a maior quantidade de detalhes relevantes possíveis em seu título. O leitor deseja saber como e quando poderá se beneficiar a partir de seu produto ou serviço.
Apresente os pontos de destaque principais e use subtítulos quando necessário. Estas são as quatro perguntas que seu título deve ser capaz de responder:
- Qual é o seu produto? (uma técnica, um e-book etc.)
- Como ele pode ser usado? (facilmente, diretamente do navegador)
- Existe algum requerimento para usá-lo? (Requer menos de dois minutos do seu tempo, apenas)
- Que benefício irei adquirir ao usá-lo? (ele fornece o dobro de memória; ele aumenta seus lucros).
Incremente seus títulos com letras maiúsculas, sublinhados, itálicos e negritos para fazer com que a ideia principal atinja seus leitores a fundo.
Quando você tiver muitos detalhes importantes para compartilhar, use um subtítulo.
Embora o título apresente os pontos mais importantes, seu subtítulo serve para adicionar mais informações com o objetivo de fechar o negócio de uma vez. Dê um espaçamento a fim de afastá-lo do título, para não confundir os leitores.
Se seu título não conseguir capturar a atenção do leitor, ele não conseguirá gerar vendas.
O título faz com que a venda seja bem-sucedida ou um fracasso. Preste muita atenção a todos os detalhes em seu título.
Você ficará surpreso ao ver como esses pontos referentes ao título têm enorme importância para garantir o seu sucesso.
7 – O Tamanho Ideal de Uma Carta de Vendas

O tamanho ideal de uma carta de vendas é uma questão recorrente. Isso vai depender, no entanto, do que você está vendendo; não existe uma resposta definitiva para essa pergunta.
Por exemplo, se você está vendendo um pequeno livro de 20 páginas, sua carta de vendas deverá ser mais curta do que se você estivesse tentando vender um carro de R$ 50 mil! Portanto, a melhor resposta é: sua copy precisa ter o tamanho necessário para que o cliente clique em ‘comprar’.
Por esse motivo, costumamos dizer às pessoas para não se preocuparem com o tamanho de sua carta de vendas. Em vez disso, escreva a carta e depois veja se precisa acrescentar mais informações.
Algumas orientações básicas a serem seguidas:
- Títulos devem fazer uma pergunta ou focar em um problema específico.
- Introdução: Esta será uma parte mais longa em que você poderá contar uma história sobre como superou o referido problema. É aqui que você começa a se dirigir diretamente ao seu leitor e começa a se concentrar em seu problema específico.
- Comece a sugerir uma solução.
- Adicione marcadores apresentando as características do produto.
- Apresente sua solução e diga por que ela é a escolha perfeita para seu leitor.
- Adicione depoimentos ou avaliações, caso estejam disponíveis, pois isso comprova que o produto funciona.
- Agora, apresente a oferta: É aqui que você insere o preço e frases como: ‘oferta por tempo limitado’, ‘preço promocional’, etc.
- Finalize sua carta no parágrafo seguinte e descreva os principais benefícios novamente.
- Adicione um P.S: Neste parágrafo, você escreverá algo como: ‘você ainda não fez seu pedido, por que não?’ Reforce que a promoção é por tempo limitado. Isso cria um senso de urgência e estimula o leitor a agir.
Ao realizar todas as etapas descritas acima, você terá coberto todos os detalhes necessários para elaborar sua página de vendas. Posteriormente, revise sua copy e leia novamente.
Enquanto você lê novamente, você deve notar se ela cria um senso de ‘eu preciso comprar isso agora’ em seu leitor. Não se esqueça de adicionar imagens de seus produtos, se possível, pois isso os ajuda a se identificar com eles. Essas orientações fornecem as noções básicas sobre o que adicionar à sua carta de vendas e determinarão, eventualmente, seu tamanho final.
A Importância de Enfatizar Suas Frases
Isso é algo que todos os bons redatores fazem regularmente. Eles se concentram em criar frases curtas que emitem um testemunho. Se você escreve ficção, pode estar acostumado a adicionar mais detalhes a cada frase, utilizando-se de elementos descritivos para evocar características de personagens ou do cenário, por exemplo.
Uma boa copy precisa ser breve e direto ao ponto. Todo bom texto precisa responder às seguintes perguntas: quem, onde, o que, quando e por quê. A partir daí, adicione fatos a essas frases. Ao adicioná-los, você apresentará mais detalhes e transmitirá ideias com mais clareza a seus leitores.
Se você é novato em copywriting, deve começar estudando amostras de copys a partir de páginas de vendas, principalmente se você precisar usar marcadores, título, subtítulos e orações. Lembre-se que computadores e dispositivos móveis serão usados para ler suas copys de vendas.
Escreva textos sucintos e fáceis de ler a fim de exibir o máximo de texto possível, já que alguns dispositivos têm telas menores. A maioria dos leitores se cansam e param de ler parágrafos muito grandes. Mantenha as frases curtas e claras.
O objetivo de escrever a copy é estimular as emoções dos leitores, fazendo com que eles realizem uma ação. Uma maneira de fazer isso é pesquisar sobre um problema e trazê-lo à tona. O que quer que eles tenham medo; seja medo de perder o emprego, preocupações com finanças ou saúde, faça com que sua copy aborde esses problemas específicos.
Apresente suas soluções após abordar esses medos e isso dará ao seu leitor a esperança de alcançar uma resolução para o problema existente. Tenha em mente que eles estarão comprando uma solução fornecida por você. Isso requer prática e conhecimento de técnicas de copywriting.
Lembre-se sempre de escrever frases curtas. Pratique mais frases curtas e concisas. Além disso, pratique a redação de títulos e subtítulos curtos. Títulos e subtítulos tornam sua copy mais fácil e mais agradável de ler.
8 – O Fundamentos Básicos do Copywriting Perfeito
Escrever boas cartas de vendas é uma habilidade que muitas pessoas deveriam aprender, independentemente se desejam ser copywriters ou não. Se você envia muitos e-mails, essas mesmas habilidades e táticas também se aplicam a você.
A lista a seguir é uma visão geral do que é preciso para escrever uma boa carta de vendas.
Entenda seu público-alvo – é muito mais fácil escrever para alguém quando você tem conhecimentos prévios sobre essa pessoa. Você precisa estabelecer uma imagem mental ou escrita de quem é o seu público-alvo. Qual é a idade deles, onde moram e sua renda média, além de seus gostos e aversões.
Você precisa saber responder estas duas perguntas:
- Por que seu cliente deve comprar este produto e…
- Que benefício esse produto lhes trará
Tente encontrar uma maneira de destacar sua carta de vendas: procure por páginas de vendas semelhantes e ache um ângulo ou um gancho diferente.
Tenha um propósito específico para sua carta de vendas; sim, você quer que os clientes comprem. Mas pense em ajudar a resolver problemas oferecendo soluções. Pense com calma e escreva um bom título. Se o seu título for fraco, o cliente provavelmente não terá interesse em continuar lendo sua carta de vendas.
Se você estiver escrevendo e-mails, dê ao seu leitor uma boa razão para abrir seu e-mail.
Use títulos e subtítulos: eles não só ajudam a dividir sua copy, mas também ajudam a destacar os benefícios do produto. Lembre-se da pergunta “que benefício isso trará para mim?”. Evite o uso de palavras muito genéricas – não use palavras como talvez, espero, desejo, tentar, poderia e possivelmente.
Em vez disso, você deseja criar frases concisas, curtas e que contenham palavras como ‘poder’ e ‘conseguir’.
Sempre escreva sua carta de vendas no tempo presente. Usar o tempo presente fortalece todo o conteúdo de sua carta de vendas.
Use depoimentos ou citações de clientes: Isso realmente ajuda a agregar credibilidade à sua copy e, se possível, inclua uma foto da pessoa. Quanto mais reais forem essas pessoas aos olhos de seus clientes, mais chances sua copy terá de ser convertida em vendas. Também é bom incluir o local onde essas pessoas vivem – cidade ou estado, mas sempre peça a devida autorização antes de adicionar esses depoimentos.
Quando terminar de escrever sua copy, leia em voz alta: Você mesmo pode fazer isso ou pode pedir que alguém faça para você. Ao reler sua copy, se algo soar estranho, faça alterações. Se você pedir para que outra pessoa leia, pergunte se eles ficaram tentados a comprar o produto; caso contrário, aprimore a copy! Ao aplicar esses conceitos básicos à suas copys de vendas, você não terá dificuldades em converter leitores em clientes.
Conclusão
Embora um dos principais objetivos de uma boa copy de vendas seja obter vendas, um copywrier também precisa ter outros objetivos em mente. Um bom copywriter entende que ele precisa construir um senso de confiança no leitor. Além disso, o leitor precisa ver o produto ou a empresa como uma figura de autoridade. Ao se identificar com eles, é mais provável que eles realizem a ação final, ou seja, cliquem no botão “Comprar”. Embora a copy de vendas seja vista como uma propaganda escrita, ela é muito mais que isso.
Uma ótima página de vendas atrai o leitor e faz com que ele sinta que aquele produto irá resolver seus problemas. É por isso que é importante destacar contratempos e problemas no início de sua copy de vendas. Isso imediatamente toca no íntimo das pessoas; afinal, eles estão buscando uma solução. Um bom copywriting precisa ser claro e conciso. Você deve escrever sua carta de vendas e depois editá-la e ajustá-la. Observe atentamente cada parágrafo e retire palavras e pontuações desnecessárias. Você não deve adicionar nenhuma palavra desnecessária e genérica à sua copy de vendas.
Você deve adquirir o hábito de não se preocupar com regras gramaticais. Sabemos que isso pode ser difícil de aceitar. Mas se você seguir todas as regras gramaticais, sua copy provavelmente não será bem-sucedida. Você deve apenas se preocupar em evitar o uso de grafias erradas e gírias, evitar coisas como pfvr em vez de por favor etc. Ao escrever sua copy de vendas, você precisa entrar na cabeça do seu leitor. Coloque-se no lugar de um potencial comprador. Pesquise o produto e descubra que problemas e medos seus clientes possuem. Qual é a idade e o gênero deles? Ao conhecer seu público e saber para quem você está escrevendo, redigir sua copy será muito mais fácil.
Outro objetivo deve ser elaborar uma carta de vendas fácil de entender e livre de propagandas exageradas. Tenho certeza de que você já leu muitas páginas de vendas que não passam de uma grande propaganda. Você deve criar cartas de venda que façam com que seu leitor sinta como se você estivesse falando diretamente com ele. Que este produto é exatamente o que ele precisa para resolver seus problemas. Como disse Einstein: “Se você não consegue explicar algo, é porque não conseguiu entender bem.” Esse é um ótimo conselho que todo copywriter deve acatar.